“Leite de Vasconcelos 75 anos depois”

15268068_1642630292421157_7029213296302403733_n

A Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em parceria com o Centro de Linguística da ULisboa e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, lançou no dia 6 de dezembro a exposição “Leite Vasconcelos 75 anos depois”. A mostra reúne os papéis do espólio guardado na Biblioteca da FLUL, que sugerem vias de aproximação a alguns dos domínios que o ex-professor da Universidade mais investigou e aos seus próprios métodos de investigação. Ao mesmo tempo, os retratos do Dr. Leite, fotográfico e em verso, inspiram originais visões de artista.

Para a exposição o fotógrafo Renato Roque associou as imagens históricas do filólogo às que resultam de suas pesquisas. Além das imagens, a escritora Adília Lopes interpreta em um vídeo o auto-retrato que Leite enviou a Hugo Schuchardt, para ser facilmente reconhecido na estaca de comboios de Graz, quando o foi visitar, em 1900.

Passados três quartos de século da morte de Leite Vasconcelos, a sua obra continua a chamar a atenção e ainda é estudada e divulgada.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s